terça-feira, outubro 19, 2010

O que será que eu vou escrever...?

Há pouco mais de 10 anos, em mais um momento de devaneio, escrevi o texto abaixo imaginando como seria o diálogo privado entre FHC e Lula quando o primeiro entregasse a faixa presidencial ao segundo... o que será que vai acontecer agora no dia 31 de Outubro?



Lula – Ganhei a aposta!!

FHC – Que aposta?? Que aposta?!

Lula – Ora companheiro, ou melhor, FHC. Não tá lembrado que há 8 anos quando eu perdi a eleição para você, nós apostamos uma buchada de bode que você ainda iria entregar essa faixa na minha mão???

FHC – Buchada de bode?? Ora Lula, faça-me o favor… eu sou um intelectual. Fui o presidente que melhor representou este país no exterior. Acabei com a a inflação, com as greves gerais, com a falta de telefone na casa do brasileiro e muitas outras coisas. Não fiz tudo o que queria fazer, mas o que fiz, foi bem feito. Enfim, um presidente quase perfeito, e você vem me cobrar uma “buchada de bode”?!?

Lula – FHC, podemos deixar todo esse cerimonial de lado. Aqui só estou eu, você, a ex-primeira dama e a primeira primeira-companheira da história. Pode relaxar no discurso…

FHC – Tá certo, Silva! Posso te chamar de Silva, não é?? Mas o fato é que eu estou cansado! Essa pressão do mercado em relação ao dólar me deixou em frangalhos. O Malan já não sabia mais o que fazer. Ainda bem que você chegou. A partir de agora o pepino é seu. Vou viajar para Paris e desfrutar férias. Aliás, você sabia que presidente não tem férias???

Lula – Não???

FHC – Não, nem décimo-terceiro, nem fundo de garantia, nem vale-refeição.

Ruth – Fernando…

FHC – Também não tem jornada de trabalho pré-estabelecida, cesta-básica, plano de saúde…

Ruth – Fernando, por favor…

Lula – Como assim companheiro?? E nossas lutas todos esses anos?? A classe trabalhadora não conquistou um lugar ao sol???

FHC – Hello!!!! Tem alguém aí??? Lula, meu caro, acho que não te falaram. Brasília é bem diferente do ABC. Porque você acha que a sede do governo Federal fica tão longe de São Bernardo do Campo?? Sindicatos não são uma boa por aqui. E essa frase de “lugar ao sol” é do Duda Mendonça, que eu sei…

Lula – Mas, mas…

Marisa – Eu avisei! Para que ser presidente da Repúlblica?? Para que?? Já não era presidente de honra do PT?

Lula – Mas Galega…

Marisa – E para de me chamar de Galega porque a campanha já acabou.

Ai Ruthinha minha filha, posso te chamar de Ruthinha, não é??? Eu vivia falando para ele que esse negócio de presidência não ia ser uma boa. Mas ele é teimoso. Falou que o “povo” teria um representante para resolver todos os problemas… Olha só no que deu. Se fosse fácil, o FHC teria resolvido, Lula. Agora é aguentar as pressões. E além de tudo, eu vou ter de ficar o dia inteiro fazendo sala para mulher de não-sei-quem da Suécia, esposa de fulano da Espanha, princesa do Reinado de não-sei-onde… Ah, Lula…

FHC – Pois é, Lulinha, posso te chamar assim, não é?? Você quis vir para cá não quis?? Por mim, eu ficaria mais uns 4 anos, ou botava o Serra… não, pensando melhor, eu botaria o Alckmin… bom, não importa… o lance agora é férias. Vamos Ruth! Nosso avião nos espera em São Paulo. Boa sorte, companheiro! A luta continua…

Lula – É… ah… anh… obrigado.

FHC – Ah! Quase ia me esquecendo. A privada da suíte presidencial tá entupida…



Lula – Que aviões são esses, Marisa???

Marisa – São os tucanos da força aérea.

Lula – Tucanos?? Tucanos??? Manda derrubar!!!! Cadê o Dirceu?? Cadê o Palloci???

Nenhum comentário: