quinta-feira, janeiro 02, 2014

Porque eu gosto de Smiths e Morrissey*

  • My life is a succession of people saying goodbye
  • The more you ignore me, the closer i get.
  • There's a place in hell for my and my friends
  • Last night i dream that somebody love me
  • The boy with the torn is his side
  • Every day is like sunday
  • How can anybody possibly know how i feel
  • There is a light that never goes out
  • You gonna need someone on your side
  • We hate when our friends become successfull
  • Heaven knows i'm miserable now
  • I started something that i couldn't finish
  • Satan Rejected My Soul
  • Alma Matters
  • Panic

Eu gosto de The Smiths. Eu gosto de Morrissey. Quem me apresentou foi meu amigo de fé-irmão-camarada Ricardo Bunnyman. Vou colocar aqui o facebook dele -> Link pro Facebook do Bunnyman

Eu desconfio que se o Ricardo não tivesse me apresentado The Smiths e o Morrissey, eu chegaria neles um dia. Poderia demorar bastante, mas eu chegaria.

The Smiths foi uma das bandas mais importante nos anos 80 na Inglaterra. Na verdade, eles duraram muito pouco. De 1982 a 1987 e nesse período lançaram somente 4 discos. Álcool, ataques de estrelismo, cansaço, divergências internas e todo aquele blábláblá de sempre acabou com uma que poderia ser a maior banda da Inglaterra depois dos Beatles (Rolling Stones não são uma banda, eles são algo mais que isso.)

Mas tudo bem. As composições do vocalista Morrissey e do guitarrista Johnny Marr já estavam imortalizadas. Eles ficaram de mau e até hoje tem gente esperando que eles voltem a tocar juntos como os Smiths. Esperança é a última que morre. Morrissey seguiu seu caminho solo, fez bastante sucesso e tals. Agora está doente e teve que cancelar shows, inclusive no Brasil. Eu estaria lá, se não tivesse sido cancelado.

Dizem que o Morrissey é o cara que mais vezes tentou suicídio (como é que se mede isso?). Deve ser golpe de marketing.

O fato é que, somente há muito pouco tempo, eu percebi porque gosto de Smiths e Morrissey: Por causa dos nomes das músicas. Sério! Acima tem uma lista de algumas das minhas músicas preferidas, e repare que, com exceção de "Alma Matters" e "Panic" ( que são um soco no estômago ), todas as outras tem nomes grandes que praticamente já entregam logo de cara o que você vai ouvir.

Sem contar que dependendo da ordem em que você coloca essas músicas, os títulos juntos praticamente formam um texto, uma biografia depressiva, um resumo desgraçado da vida.

Pode ser perigoso ouvir Morrissey. Há de se ter cuidado para escolher o momento de colocá-lo no toca cd ou mp3 player. Alguns nomes dessas músicas jogam na sua cara o desespero, a angústia, a inveja, a monotonia mórbida, a procrastinação, ou seja, tudo aquilo que nós, seres humanos inseguros, insistimos em acreditar que não existe.

O Morrissey sabe das coisas...

 

*Na verdade, eu gosto de Smiths e Morrissey também por outros motivos, mas nenhum tão bom quanto esse.

Nenhum comentário: