domingo, outubro 03, 2010

Across The Universe

Across the Universe

Pra quem gosta de música e cinema, é uma combinação perfeita. Across the Universe é um filme/musical de 2007, dirigido por Julie Taymor. O filme atravessa os anos 60, com tudo o que aconteceu naquela década e com especial enfoque à guerra. A parte musical foi toda baseada na obra dos Beatles. Canções do quarteto estão espalhadas por todo o filme. E existem inúmeras referências a eles, desde as mais perceptíveis ( o protagonista se chama Jude e é um filho bastardo. Hey Jude é a música que Paul McCartney fez para um filho bastardo de John Lennon, dando todos os direitos a ele ) até as mais discretas ( como em uma cena em que ao fundo, aparece um poster de Brigitte Bardot, atriz pela qual John Lennon tinha enorme admiração ).

Para quem conhece um pouco de Beatles, o legal é assistir o filme e ir percebendo as referências. Pra quem não conhece tanto, ainda é um bom filme. As músicas foram, na sua maior parte, interpretadas pelos próprios atores com uma competência considerável.

Uma exceção é a música Let It be, interpretada por Carol Woods e Timothy T. Mitchum com acompanhamento de um coral. Muito, muito bom! 

Só a parte que simula o efeito de LSD (sim, a idéia era essa) é que se torna meio cansativa para pessoas mais, digamos, normais.

Curiosidades:

  • No elenco tem um guitarrista negro, de cabelo blackpower, que lembra muito Jimi Hendrix e uma cantora doida com uma baita voz, que lembra muito Janes Joplin.
  • O nome de todos os personagens foram tirados das músicas dos Beatles (Jude, “Hey Jude!” / Lucy, “Lucy in the Sky with Diamonds”)
  • 90% das canções foram gravadas ao vivo nos sets de filmagens, sem qualquer dublagem feita em estúdio durante a pós-produção.
  • A cena em que Lucy canta “If I Fell” foi gravada logo em sua primeira tentativa.

Mais infos aqui
E aqui

Já assisti este filme três vezes e quase sempre descubro alguma outra referência escondida.

Nenhum comentário: