Já ouviu falar em "metal sinfônico"?
Pois é... um dia, os cabeludos das guitarras distorcidas acharam um disco de ópera jogado no sótão da avó e resolveram imitar o que ouviam. Adicionaram efeitos de sintetizadores, chamaram uma vocalista que manjava de canto lírico e a mistura estava pronta.
Uma das bandas de metal sinfônico mais conhecidas dos brasileiros é o Nightwish. Eles são relativamente novos, começaram em 1996 e são finlandeses. Vieram literalmente do fim do mundo para os palcos de rock.
Eu nunca vi Nightwish ao vivo. Já escutei um pouco, mas confesso que não manjo muito. Mas mesmo escutando pouco, é possível reconhecer a potência vocal da (ex) vocalista Tarja Turunen. Tarja esteve no Nightwish praticamente desde o começo até 2005, quando foi demitida por Tuomas Holopaine, tecladista, compositor e fodão-mor da banda. O motivo da demissão é meio nebuloso até hoje, passando desde questões comerciais a desentendimento musical. Pena... Tarja, além de cantar muito e ser uma mulher linda, era uma ótima frontwoman. A nova vocalista se chama Anette Olson.
Tarja foi demitida no dia seguinte a última apresentação feita da turnê Once Upon a Tour, no dia 21 de Outubro de 2005. Esse show virou um dvd com o sugestivo nome de End of an Era.
A banda gravou uma versão de Phantom of Opera, composição de Andrew Lloyd Webber para o musical de mesmo nome.
Aqui, o vídeo do último show de Tarja no Nightwish tocando essa música... performance impressionante!
Infelizmente a banda retirou essa música do seu set list de shows, pois Anette, a nova vocalista, não tem o alcance vocal para cantá-la...
Um comentário:
Nunca tinha ouvido falar dessa banda. Quando você menciona "metal sinfônico" eu estava esperando algo como o show do Scorpions e a Filarmônica de Berlim que, particularmente, me agrada mais. Assim como gosto muito da mistura do clássico com MPB.
Mas é isso aí... vivendo e aprendendo.
Beijos!!
Postar um comentário