Idéias, devaneios, perguntas, respostas, delírios, divagações. O direito de expressão conquistado e proibido ao mesmo tempo. A vontade de demolir o mundo e depois caminhar sobre a grama às 3 da tarde de uma quarta-feira de Novembro. Os sentimentos contraditórios causados pela visão de uma criança mendigando em um sinal de trânsito e o gosto de um café com pão e manteiga na casa da avó. E lá se vai mais um dia...
quarta-feira, janeiro 27, 2010
A empresa da maçã...
Você conhece a Apple? Claro que conhece. Só não conhece a Apple quem viveu até 1976, ano em que foi criada. De lá pra cá, todo mundo conhece. A Apple tem muitos apelidos. É a empresa que não briga pelo mercado... ela CRIA o mercado. É a empresa que dita a tendência na tecnologia. É a empresa que faz os aparelhinhos eletrônicos mais desejados. E agora tem um novo: É a maior empresa de dispositivos móveis do mundo!. Palavras do Steve Jobs, o fodão da Apple.
Tô escrevendo tudo isso só pra contar que hoje foi um dos dias mais aguardados para quem gosta e/ou trabalha com tecnologia. De tempos em tempos, quando a Apple tem algum produto novo pra lançar, ela começa a fazer marketing umas duas semanas antes do evento. E todos começam a imaginar qual será a novidade. Um iPhone novo, um iPod com algum diferencial. Isto faz parte da estratégia. A imprensa mundial especializada fica em polvorosa. Foi assim em 2007 quando foi lançado o iPhone. Foi assim um pouco depois quando foi lançado o MacBook Air, o notebook mais fino do mundo.
Normalmente as apresentações são feitas pelo próprio Steve Jobs, sempre de calça jeans, blusa preta de gola rolê, tênis e cada vez mais magro - mesmo após ter vencido um câncer.
Estas apresentações são acompanhadas on-line pelo mundo inteiro, e pensadas nos mínimos detalhes para causar grande impacto. Na do MacBook Air, Jobs tirou o notebook de dentro de um envelope pardo, destes de escritório, só para destacar o quão fino o computador é. Na do iPod nano, tirou o aparelhindo do bolso da calça.
Hoje, a Apple e Steve Jobs apresentaram o iPad. Segundo Jobs, o iPad veio para preencher uma lacuna entre o celular multifunção (iPhone) e o notebook (MacBook). De novo, essa lacuna não existia até ele falar isso. Bingo, um novo mercado foi lançado! Ah, ele falou que os netbooks são simplesmente mais baratos.
Na verdade, a Apple quer entrar no milionário mercado de eBooks (leitores de livro eletrônicos) que já tem o Kindle da Amazon como atual representante-mor.
Alguns disseram que o iPad é um iPhone vitaminado. Outros falaram que será bem sucedido pelo fato de ser da Apple.
Eu não sei ainda... vou assistir a apresentação do Steve Jobs e depois tiro minhas idéias. Mas não dá pra negar que a Apple sabe muito bem como sacudir o mercado.
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