sábado, janeiro 16, 2010

Os espertos...

"Para cada pessoa honesta no mundo tem quatro querendo levar vantagem de maneira maldosa".

Li isso em algum lugar, assim meio de sopetão, sem me aprofnudar muito.
O assunto veio à tona novamente ao abrir a minha caixa de emails e me deparar com o seguinte correio eletrônico:

Caro, cliente Banco do Brasil .

A simplificação traz ainda a tranquilidade e a proteção do acompanhamento preventivo.
Desde a data 15/01/2010 o sistema de identificação do Banco do Brasil foi atualizado,
para a para melhor interagir com o sistema de segurança atual.

Informamos que para continuar acessando normalmente o Banco do Brasil será necessário efetuar a atualização.
Para realizar a atualização basta clicar no caminho abaixo e em seguida aguarde ser redirecionado para nossos,
servidores feito isso siga as instruções de instalação.

link retirado**


Em caso de dúvida, contatar a central Banco do Brasil, pelo e-mail email retirado**,
de segunda a sexta-feira das 07h00 ás 20h00.


Bati o olho e identifiquei clara tentativa de malware* através de alguns sinais:
- o cara que escreveu o email é analfabeto! Tem erro de estrutura e construção da frase, vírgula a mais, etc.
- passando o cursor do mouse sobre o suposto link, o endereço que aparece na barra não tem nada a ver com o Banco do Brasil
- email agora tem horário para ser enviado
- eu não tenho e nunca tive conta no Banco do Brasil

Mas, não são todos que conseguem identificar que se trata de uma fraude e acabam clicando no link. Sei lá o que pode acontecer se a pessoa fizer isso. Pode ser que ela "somente" ganhe um vírus de presente que deixe o computador lento e a obrigue a formatar e reinstalar todos os programas na máquina. Ou então, pior, pode ser instalado um software que irá vasculhar e guardar todas as informações gravadas e digitadas no computador (como senhas, CPF e dados pessoais) e depois enviá-las a algum palhaço com más intenções.

Nem todas as pessoas que querem levar vantagem em algo se dão ao trabalho de criar um vírus de computador e enviá-lo para outras pessoas pela internet. Até porque "trabalho" e "levar vantagem" normalmente não combinam na mesma sentença.

Tem pessoas que compram cd's e dvd's piratas. Ou compram peças de carros em desmanches de origem duvidosa. Ou tentam dar uma "caixinha" pro guarda de trânsito para escapar de uma multa. Ou furam uma fila. Ou fazem um "gato" na tv a cabo do prédio.

Deixo claro que não sou santo e já cometi coisas como as descrito acima, mas parei pra repensar o que eu condeno e venho mudando meus hábitos. Cada um sabe de si.

O ponto é que a hipocrisia acaba prevalecendo. Todos ficam horrorizados com a corrupção, com a roubalheira, com a falta de respeito coletiva. No entanto, todos nós damos o nosso "jeitinho brasileiro" e alguns até se orgulham disso!!

No fim das contas qual é a diferença entre o político que guarda dinheiro roubado na cueca e o cidadão que burla o imposto de renda?? Dizer que "todo mundo faz" não vale, ok?





*Segundo a wikipedia o termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, worms, trojan horses (cavalos de tróia) e spywares são considerados malware. Também pode ser considerada malware uma aplicação legal que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição supra citada.

** informações retiradas por motivos óbvios

Nenhum comentário: