Terça-feira, dia 11 de Maio de 2010 - Dunga divulga a lista de convocados da seleção para a Copa2010. Minutos depois explodem críticas à lista. Faltava criatividade, sobravam apostas estranhas. A seleção brasileira que sempre teve a característica de jogar pra frente, se destacava pela forte defesa, composta em sua base por Juan, Lúcio e Júlio César.
Kaká, uma incógnita devido a uma lesão muscular, não tinha substituto à altura. Grafite, que nunca tinha jogado mais de 15 minutos pela seleção tinha uma vaga. No meio-campo, outras dúvidas sobre quem poderia adicionar movimentação e rapidez ao time.
Sou brasileiro, gosto de futebol e também dei meu pitaco
aqui. Reproduzo abaixo:
Terça-feira, Maio 11, 2010
11 de Maio de 2010 - Notícia Extra: O Brasil perdeu a Copa do Mundo da África.
Sim, perdemos a copa do mundo da África.
Mas... peraí! Hoje é dia 11 de Maio! A copa nem começou ainda...
Pois é... não começou mas pro Brasil já acabou. Hoje, dia 11 de Maio de 2010, ali por volta das 13 horas, quando Dunga, o técnico da seleção brasileira, listou os 23 convocados para ir á África.
Levar Grafite? Felipe Melo? Josué?
Deixar Ronaldinho Gaúcho e Paulo Henrique Ganso em "lista de espera"?
Sou brasileiro, vou sair mais cedo do trabalho, vestir camisa da seleção, gritar e torcer na frente da televisão... mas já espero 2014.
Até lá.
Até o Messi, atual melhor jogador do mundo e adversário do Brasil na Copa perguntou porque Dunga não levou Neymar e Paulo Henrique Ganso. Veja aqui
Quarta-feira, 2 de Julho de 2010 - O time brasileiro é eliminado da Copa2010 de virada pelos holandeses com dois gols de Sneijder.
Era inacreditável, mas foi previsível, e isso é o que mais dói. Saber que o rumo que o jogo tomou não era algo difícil de acontecer. Ouvi comentaristas, repórteres, assisti a entrevista do técnico Dunga e li sobre o assunto. Meus comentários sobre os principais assuntos:
Felipe Melo é o culpado da vez
Não dá para negar que Felipe Melo foi um ponto de desequilíbrio negativo, hoje com mais ênfase. Verdade seja dita, ele deu o passe espetacular para que Robinho guardasse o único gol do time brasileiro na partida.
Mas infelizmente, como diz a propaganda: Força sem controle não é nada (ou algo parecido).
Porque pisar no jogador holandes como foi mostrado nos replays? A falta estava marcada, o jogador estava no chão. Porque esquecer que está em uma Copa do Mundo e travar uma batalha pessoal contra o jogador Pepe na partida contra Portugal? Cabeça-quente? Claro, eu não estava em campo e não sei qual era a necessidade, mas ficou claro que suas ações não tiveram resultados positivos. Felipe Melo forçou Dunga a substitui-lo no jogo contra Portugal porque não soube se controlar. Foi expulso contra a Holanda porque não soube se controlar. E como se o destino realmente estivesse jogando contra Felipe Melo, fez o gol contra que começou a desenhar o caminho para a eliminação.
Felipe Melo, meu camarada, sim, o seu passe para o gol de Robinho foi espetacular, mas todos sabemos quais imagens vão marcar sua participação na Copa 2010. Infelizmente. Não diria que foi uma boa convocacão.
Quem substitui Kaká?
Ninguém. Todos, inclusive Dunga sabiam disso. Em copas anteriores, sempre existiu o substituto imediato para os homens de frente. Nesse caso, não havia.
Kaká começou a copa em dúvida, lesionado, sem saber se teria condições de jogar 90 minutos. E de cara, não jogou. Curiosamente, a expulsão contra a Costa do Marfim foi boa pra ele, pois teve um tempo maior para se recuperar. Voltou bem, fez uma boa partida contra o Chile, chegou-se a falar que estava de volta a sua velha forma. Independente disso, sentia o peso sobre suas costas. E sabia que ninguém à sua altura estava sentado no banco. Quando Kaka não jogou bem, o time sofreu e muito. Isso aconteceu no jogo de hoje. Esse erro começou a ser desenhado lá atrás, no dia 11 de Maio.
Dunga soube mexer no time?
Falando diretamente sobre o jogo de hoje. Segundo tempo, 32 minutos, estamos perdendo de 2 a 1 e com um homem a menos. Luis Fabiano está apagado, mal toca na bola. É o homem de referência, aquele pra quem todos devem jogar para servir a bola. Dunga tira Luis Fabiano e coloca Nilmar. Troca um atacante por outro. A principal dúvida que aparece é: Precisamos fazer um gol, será que tirar o homem de referência na área é a melhor opção? Nilmar é mais rápido, e foi por isso que Dunga o colocou. Na entrevista pós-jogo, ele disse que a idéia é que sendo mais rápido e jogando com Robinho e Kaká, Nilmar daria melhor movimentação. Mas e o meio do campo? A armação de jogadas? Se a bola não chegava no Luis Fabiano, porque chegaria no Nilmar? Será que não valeria a pena tirar alguém mais de meio-campo, colocar o Nilmar para ajudar na passagem da bola da defesa para o ataque, algo que ele poderia fazer? Será? São só suposições. Suposições não ganham jogo.
O brio, motivação e controle emocional do time... ou a falta de
Ainda questionado sobre as substituições, Dunga comentou na entrevista que faltando 5 minutos para acabar a partida, se o jogador entra no jogo, demora um tempo para realmente "entrar no jogo". Sim, não deixa de ser verdade. Mas... estamos falando de um jogo de eliminação, onde estamos perdendo de 2 a 1 e com um a menos! Se o time estava tão dedicado, concentrado, com brio, com vontade, qualquer jogador que entrasse no time aos 40, 42 ou 43 do segundo tempo, sabia que teria que ir para resolver, não tem tempo para "entrar no jogo". E ir pra jogar, pra brigar pela bola, pra ter raça, que é diferente de ser desleal. Parece que o Dunga, que preza a coerência, foi um pouco incoerente em seu pensamento ou em suas ações no jogo. Sinceramente, acredito que ao olhar para o banco, Dunga viu o que todos, inclusive ele, já sabiam: Não temos ninguém que possa entrar para fazer algo diferente.
Sem dúvida o time estava com vontade, querendo ir pra cima. Não vi ninguém entrgando os pontos antes da hora... se bem que, teve um momento ali que muitos assistiram o contra-ataque da Holanda no final do jogo. Enfim, não foi suficiente... o time se abateu e faltou algo...
Talvez tenha sido o controle. Sim, ficou claro que faltou ao time. A era Dunga, com certeza iria trazer um zagueiro como capitão. Lucio, muito criticado no começo, virou o xerife do time e teve ótimas atuações. Foi bem, muito bem. Mas... faltou alguém que no momento do desespero falasse alto, falasse claro, não deixasse a desorganização tomar conta da seleção como aconteceu. Dunga na lateral de campo, fazia caretas, xingava, se desesperava. Já não conseguia passar instruções aos seus comandados, e sinceramente seria difícil. Alguém dentro de campo precisava colocar a cabeça no lugar e ajudar o time. Alguém precisava direcionar. Faltou.
Um ponto não pode passar despercebido. Júlio César. O goleiro da seleção, campeão na Europa e reconhecido por muitos como o melhor do mundo, falhou em conjunto com Felipe Melo. Mas, ao sair de campo, Julio Cesar foi o primeiro a parar para dar entrevista a Rede Globo. Ainda cansado, com luvas, foi indagado pelo repórter sobre o que aconteceu. Segurando as lágrimas, assumiu a falha, disse que o time da Holanda foi melhor e que mereceu o resultado. Já com uma lágrima escolhendo pelo rosto, disse que a seleção estava confiante no hexa e que sabia do peso e da cobrança que o time sofre e sofrerá, e por isso estava ali, falando em nome do grupo, dando a cara à tapa. Atitude altamente louvável que merece ser reconhecida.
Bom, é isso.. teremos mais quatro anos para falar sobre o assunto.
Ah, a Alemanha ganha a copa!