domingo, setembro 28, 2008

Ultraje a Rigor - O Gênio e sua banda no CIE Music Hall!

(por MM em 23/10/2005)



originalmente postado em http://ricardobunnyman.sites.uol.com.br/



Se você tivesse um QI (Quociente de Inteligência) de 160 o que faria? Antes de escutar sua resposta, vou te dar alguns parâmetros:

Stephen William Hawking (QI de 172) - Monstro sagrado da astrofísica ficou mundialmente conhecido por levar teses complicadíssimas ao alcance de meros mortais.

William Gates III, o Bill (QI de 175) - Provavelmente o responsável por você estar lendo isto em uma telinha na sua casa

Isaac Asimov (QI de 160) - Assistiu Robocop? Asimov escrevia estórias futuristas há mais de 50 anos e foi o primeiro a utilizar o termo Mecatrônica

Gary Casparov (QI de 190) - Mais conhecido que nota de um, foi o mais jovem campeão mundial e a pessoa que atingiu o maior QI para xadrez da história.

Outro dado: A média do QI da população brasileira bate nos 87

Pronto, agora me responda. Se você tivesse um QI de 160, o que faria? Seria um físico, matemático ou economista de renome?

Já ouviu falar que bom humor tem a ver com inteligência?
Pois bem, Roger Moreira, vocal e líder da banda Ultraje a Rigor tem um QI de 160. E sabe o que ele faz?? Posa pelado pra revista gay, toca guitarra, solta piadas durante seus shows e evita vôos de avião, porque tem medo! Enfim, se diverte como ninguém! Isso é ser inteligente!


Sábado, 22 de Outubro - CIE Music Hall, Moema SP


Mais um show. Mais um Acústico na lista interminável da Mtv. Dessa vez com a banda mais escrachada e divertida do cenário Rock Nacional. Eu sinceramente achava que para o Ultraje, caberia um 'Ao Vivo', mas como eles já haviam lançado o "18 Anos Sem Tirar" em 1999 que, por sinal é um puta dum disco, ok... vamos lá!

Gravado em junho, dias 21 e 22 em SP, CD/DVD Acústico Mtv é aquilo que o Ultraje é. Sem firulas, rock n roll totalmente for fun, sem preocupação com letrinhas de efeito ou coisas do tipo. Sem convidados especiais e apenas um arranjozinho orquestral em "Vamos Invadir Sua Praia". Puro e seco!

Todos da banda, com exceção de Ricardinho - violão base, já fizeram parte de alguma formação do Ultraje. Mingau, que já foi até do Ratos de Porão no baixo, Sérgio Serra no solo, Bacalhau na batera e Roger, o homem do QI de 160, no vocal. Esta formação está junta há uns 2 anos. De apoio no acústico, temos Manito, uma lenda viva, ex-Mutantes que cuidou muito bem dos sopros e da cozinha na percursão. Oswaldinho Fagnani no piano, e Paulinho Campos no back vocal completam o suporte. Esses camaradas também fazem parte do projeto paralelo do Roger, "A Fabulosa Orquestra de Rock n Roll", gravado ao vivo no Rádio Clube em SP, com cara de rock dos anos 50 e 60.


Atraso no show. Parece que houveram problemas com a energia no CIE Music Hall.

Uma hora e pouco além do marcado, sobem as cortinas e banda abre com "Zoraide", emendando com "Independente Futebol Clube" - com a já esperada participação da platéia - "Filha da Puta" e "Inútil". Boa noite da banda para a platéia e vem a versão da música do The Who, "I Can't Explain", batizada de "Eu não Sei" e gravada originalmente pelo Ira.

Roger dá uma descansada. Chega a levantar, se alongar, fazer uns polichinelos, solta umas piadinhas e deixa os vocais a cargo de Mingau que manda "Jesse Go".

O formato é acústico, mas dá para ver que o peso e arranjos das músicas não perdeu em nada com a substituição duvidosa de guitarras por violões. Digo duvidosa, porque aquilo que o Sérginho Serra estava tocando não era um violão. Era uma Guitar Semi-Acústica. E esse é um cara que se empolga. Minha parceira de show chegou a comentar: "- Esse camarada é meio estranho..." E vcs sabem, se mulher falou, é porque algo tem. Brincadeira, Serginho! O cara é o um showman. Ajoelha, empina a guitarra, se joga no chão, poga! Faz o diabo e manda bem nos solos das músicas. Um grande guitarrista.

O set list do show vai seguindo o do CD - pularam "Ah, Se Eu Fosse Homem". Roger escreveu na última hora a música "Cada Um Por Si", uma letra non sense, mas que cabe tranquilamente no repertório do Ultraje.

Uma coisa muito legal dos shows do Ultraje é que eles nunca deixam de tocar os hits. E fala a verdade, quando você vai ver uma banda ao vivo você quer o que? Os hits, óbvio! O Ultraje não decepciona e abre o baú:

"Sexo" que não está no CD, "Pelado", "Nada a Declarar"

Uma crítica. No começo do show o som estava muito ruim. As vezes parecia um amontoado de timbres sem nexo. Nesses, casos, após duas ou três músicas a mesa de som consegue chegar na equalização correta e tudo segue bem. Não foi o caso aqui, mal se conseguia ouvir Roger, quando ele gracejava com a platéia ou com a banda entre as músicas. E durante o som então, sem comentários. O CIE Music Hall fez feio no som desta noite.

Pouca gente sabe, mas a versão de "Cíume" gravada no Acústico é a versão que Roger queria gravar originalmente, com o refrão acelerado e as estrofes "na boa". Ficou legal, mas acho que o produtor da época acertou. A versão inteira na porrada é ducacete.

O ponto de destaque é o baterista Bacalhau. Ex- Little Quail e Ex-Rumbora, o cara é um animal na bateria. Bate forte e numa rapidez incrível. Chega a dar umas pancadinhas na cabeça. Se você tem alguma aspiração a ser baterista, vá ver o Bacalhau tocando em algum lugar. Quando menos esperar, você estará tocando 'Air Drums'! Mais um comentário da minha parceira: "Nooossa! Isso aí é que é tocar bateria, não é??" Sem dúvida, é isso mesmo! E dizem que a Meg White do White Stripes é baterista...

E pra completar a pagação de pau, o cara ainda faz vocal em "Ponto de Ônibus". Grande Bacalhau, a performance na batera valeu na boa 1/3 do ingresso!

O Show foi curto, terminando com "Nós Vamos Invadir a Sua Praia". E vocês acreditam
que teve gente que foi embora?

Azar! Perderam a primeira parte do bis que teve um versão de "Marylou" com ínício totalmente reggae. Ainda vieram "Giselda", "Eu Gosto é de Mulher", "Rebelde Sem Causa", "Eu Me Amo".

Saíram de novo! Mas já?? Nada, voltaram e aí foi só diversão. "Terceiro", rolou cover dos Beattles "This Boy", uns blues, Ricardinho cantou uma de seu homônimo Little Richard e teve até aquela, escrita por Edgar Scandurra, "O Chiclete", onde rola a apresentação da banda.

No total foram 2 horas e pouco de show. Os caras não se intimidaram com essa de acústico. Pra falar a verdade, com exceção de "Ciúmes", os arranjos são praticamente os mesmos. Dá a impressão que os caras pegaram o violão e tocaram praticamente do mesmo jeito, todas aquelas músicas que com certeza, por mais non-sense que sejam, você já cantarolou por aí. Só não foi nota 10 porque o CIE pecou no som. Mas enfim, como já disse Roger: "Inútil!!! A gente somos inútil!!!".

MM tem 28 anos, sempre achou que shows do Ultraje a Rigor são sinônimos de diversão garantida e recomenda que você não saia dessa vida sem ver um.

Nenhum comentário: